Nascido em 22 de março de 1907, o médico Plínio Bacelar da Silva, completaria 100 anos de nascimento em março de 2007. A figura extraordinária do grande homem, historiador, trovador e médico Plínio Bacelar da Silva faz parte da história de Campos tanto pela sua existência útil e produtiva como pela sua participação humanitária.
Formado pela Faculdade Nacional de Medicina em 1935, Plínio Bacelar exerceu a especialidade de Clínica Geral e Cirurgia. Considerado conselheiro, médico de família, ele também se dedicava às pesquisas e, por isso, fundou em 1942, o Laboratório de Pesquisas Clínicas, situado na Avenida Alberto Torres e logo após, nos altos da Farmácia Arlindo, na antiga rua da Quitanda, atual rua Theotonio Ferreira de Araújo. Em 1960, veio a ter sua primeira sede própria à rua Lacerda Sobrinho, 62.
Pelo seu pioneirismo e visão progressista, exerceu por 3 vezes, o cargo de presidente da Sociedade Fluminense de Gastroenterologia, por 2 vezes, foi presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia e também por 2 vezes presidente da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia.
Casado com Emilce Mothé Bacelar da Silva, teve 2 filhos: Carlos e Eraldo.
Como intelectual, historiador, poeta e trovador registrou em duas obras, TROVAS, TROÇAS & CIA e COISAS DA ARCA DA VELHA hoje compiladas em "OBRAS (QUASE) COMPLETAS, trovas, poesias e expressões curiosas e populares do cotidiano."
Transcrição:
“Caro Plinio, abraço.
Peço fazer exames escarro e sedimento urinário Oswaldo Siqueira.
Grato.
Ass. Philippe Uébe
28/07/1942”
O Laboratório Plínio Bacelar fundado em 1942 pelo médico Plínio Bacelar da Silva tem como filosofia o Compromisso com a Qualidade. Prova disso são os selos – DICQ – Sistema Nacional de Acreditação (Sociedade Brasileira de Análises Clínicas) e ISO 9001: 2008 – pelo Bureau Veritas, certificados à instituição, comprovando o padrão de referência que o mantém em elevado nível de credibilidade por mais de seis décadas.
Pioneiro nos diversos setores de análises e pesquisas clínicas, o Laboratório Plinio Bacelar realiza mais de 250 mil exames mês, entre a sede e as 24 Unidades de Atendimento que possui nos municípios de Campos, São João da Barra, Macaé, Rio das Ostras, Cardoso Moreira, Quissamã, São Fidelis e São Francisco do Itabapoana.
Sob a direção do Biólogo, Carlos Mothé Bacelar da Silva, o Laboratório está na 3ª geração da família Bacelar, com familiares que também integram a equipe, como:
São ainda responsáveis pelo: